A Microsoft e sua parceira em inteligência artificial, OpenAI, estão planejando um projeto de centro de dados que poderia custar US$ 100 bilhões e incluir um supercomputador de IA, de acordo com um relatório da mídia.
As duas empresas estão planejando um supercomputador baseado nos EUA chamado Stargate, que seria contido em um projeto de centro de dados alimentando o trabalho de inteligência artificial da OpenAI, informou o The Information na sexta-feira, citando várias fontes anônimas.
O financiamento para o projeto, que poderia custar até US$ 100 bilhões - cerca de 100 vezes mais caro do que a maioria dos centros de dados - provavelmente viria da Microsoft, disse o relatório.
A Microsoft possui uma participação na OpenAI, que está na vanguarda do desenvolvimento de IA e lançou o ChatGPT no final de 2022, dando início a uma frenesi de investidores neste setor emergente da tecnologia. Modelos de IA dependem de uma capacidade computacional substancial, exigindo enormes centros de dados e energia para operar.
'Principal Vencedor em IA'
A Microsoft, que tem sido uma grande beneficiária do boom de investimentos em IA, pode desfrutar de ventos favoráveis adicionais para suas ações, de acordo com analistas.
A Jefferies chamou a Microsoft de principal vencedora em IA, elevando seu preço-alvo para as ações para $550.
As ações da Microsoft fecharam a $420.72 na semana passada, com o estoque subindo 0.6% nas negociações pré-mercado na segunda-feira. As ações da empresa subiram mais de 45% no último ano.